Se você precisar, é seu

19:56

Por Jéssica Zang
Amor no Cabide
Foto: Divulgação
O projeto Amor no Cabide surgiu quando três amigas, que vivem em Porto Alegre - Helena, Laura e Luana, conversavam sobre desapego e as diferenças entre "ter" e "necessitar", durante um almoço em um dia frio deste ano. Com base nisso, elas pegaram roupas que já estava fazendo hora extra no armário e levaram para as ruas. 

Com uma peça de plástico, prenderam cabides em postes de luz em alguns pontos da cidade, penduraram as roupas e lá as deixaram, para quem quisesse pegar. "Podemos dizer que são dois principais objetivos. O primeiro deles é espalhar cabides pela cidade e promover a doação de agasalhos para quem precisa de forma simples e rápida, com o mínimo de burocracia. O segundo, mas de mesma importância, é desenvolver nos doadores o senso de desapego, a consciência de que temos muito mais que precisamos e que doação é uma forma de amor também.", diz Laura Camardelli de Brum, uma das organizadoras do projeto. A internet foi uma grande parceira disso tudo, apesar do sempre eficiente "boca a boca". A medida em que as amigas começaram com o projeto nas ruas de Porto Alegre, iam divulgando a ação no Facebook, fazendo com que várias pessoas se interessassem e até mesmo levassem a ideia a outras regiões da cidade e para outros municípios. O "Amor no Cabide" teve como inspiração ações parecidas em cidades como Curitiba e São Paulo e até mesmo de outros países, como a África do Sul.

Foto: Divulgação/AmorNoCabide
Segundo Laura, a repercussão do projeto é extremamente gratificante. "Pelo fato de termos iniciado o projeto em caráter de teste, sem termos planejado muito, também não criamos muitas expectativas em relação à repercussão. Entretanto, cada vez que recebemos fotos de pontos novos, de cidades que também adotaram o projeto ou mensagens de apoio, isso nos dá mais força para continuar e nos faz muito feliz. As pessoas nos agradecem pela ideia, mas nós que temos que agradecer por elas terem aderido à ela". Ainda segundo elas, vários moradores de rua já pegaram roupas desses cabides, e inclusive ajudam na escolha de novos pontos. "Alguns moradores de rua vieram até nós espontaneamente, pegaram o precisavam, chamaram conhecidos e também nos indicaram outros locais para novos pontos”. tem agasalhos suficientes para usar em dias extremamente gélidos e úmidos também ficam aliviados. Mas este ano o inverno teve um sabor mais quente e doce para essas pessoas. É que o projeto "Amor no Cabide" auxiliou e ainda está auxiliando, de uma forma muito simples e bonita, toda essa gente.

E para quem quiser disseminar a ideia em outros lugares é super simples: Basta colocar cabides com roupas em postes de luz e imprimir uma plaquinha que é disponibilizada no site do projeto: amornocabide.com.br. Depois, é só avisar as gurias de que o projeto está rolando em mais um ponto diferente, para que elas possam divulgar na página no facebook: Amor no Cabide POA

Você pode gostar de ler

0 comentários