Brincadeira de gente grande: A fotografia criativa de Cleber Rosa

15:57


A fotografia é a forma de expressar pensamentos através de imagens, e dominar essa arte requer tempo e muito trabalho. Para testar suas técnicas, o estudante de fotografia Cleber Rosa usa a criatividade para construir ensaios muito divertidos, como é o caso de "Brincadeiras Fotográficas".





Os trabalhos de Rosa apenas recebem pinceladas de contraste e nivelamento de cores em sua pós produção. O estudante de fotografia afirma não possuir nenhum tipo de manipulação no trabalho, que os resultados se constroem através do estudo das luzes do ambiente e da composição dos elementos. 



O PF conversou com Cleber Rosa e agora você pode conhecer mais sobre seu trabalho abaixo:


Projeto Fragmentado: Como (e quando) tu descobriu que gostava de fotografar?
Cleber Rosa: Desde sempre, eu acho! Mas foi há cinco anos depois que casei e comecei a viajar mais pelo Brasil que senti mais vontade de fotografar, mas não apenas registrar os passeios e sim os visuais, com olhar fotográfico, mesmo.

PF: Quais são tuas referências principalmente no ensaio "Brincadeiras fotográficas"?
CR: Pode soar arrogante, mas quando eu comecei a fazer as “Brincadeiras Fotográficas” não tinha visto quase nada do gênero! Foi uma forma de aplicar técnicas estudadas. A partir daí e com a repercussão de meus trabalhos nas redes sociais fui recebendo muita coisa bacana de diversos fotógrafos do Brasil e do mundo. Um (dos trabalhos) que me fascina é o Instagram @EncolhiAsPessoas. Gosto bastante também do trabalho do Fotógrafo Haroldo Silva do projeto Toy Imagem.

PF: De onde veio a ideia de resolver fazer ensaios com bonecos?
CR: Da necessidade de estudar e aplicar técnicas ao passo em que eu ia aprendendo. Faltava tempo para fotografar e lancei mão das Barbies da minha esposa. Assim nasceu esse projeto que depois teve miniaturas de carros, motos, soldados de guerra e atualmente traz os personagens da Marvel em situações rotineiras.

PF: Como acontece o processo de criação do ambiente das fotos? E quanto tempo isso tudo dura?
CR: Sempre imagino a cena antes e procuro criar algo que seja cômico, que conte uma história, que a pessoa veja e imagine realmente aquela cena acontecendo. Em média uma foto demora 40 minutos para ficar pronta. Entre montar a cena, fotografar, acertar luz e depois pós produzir.

Morador de Pouso Alegre, em Minas Gerais, Cleber trabalha como gerente de marketing e nas horas vagas escreve para jornais, realiza stand up comedy, além - é claro - de fotografar.

Você pode gostar de ler

0 comentários