Conheça o artista pernambucano, Uamirim Silva e seus projetos paralelos

07:51


Uamirim Silva
Foto: Divulgação
Por Rayana Garay

A arte é uma sensação de liberdade, construção da mais pura essência. Produzida pelo sentimento atual ou aquele sentimento guardado surge a obra, sendo a criação proposta pela liberdade de expressão. Há quem diga que arte não se explica, pois varia de cultura a cultura. O primeiro contato com ela é desde cedo: quando pequenos, aprendemos a inventar, colorir e pintar, e o artista George Uamirim, de 24 anos, não foi diferente, começou muito cedo a desenhar, fazia alguns rabiscos das histórias que ele escrevia.
 “Na época, decalcava muito (risos) usava papel carbono e depois, com a febre do pokemon, e comecei a comprar desenhos de um amigo meu e comecei a copiar todos”, diz. O contato com o desenho vem de “berço”, visto que sua mãe fazia alguns rabiscos de flores e seu pai de algumas casas.

Uamirim Silva -seu nome artístico- nunca fez curso de desenho e conta que foi desafiado quando pequeno para produzir uma arte, pois ele copiava muito e depois dizia ser o autor. Com lançamento das séries animadas Dragon Ball, o jovem artista foi buscando novos traços, novas ilustrações e atualmente cursa uma graduação de Design Gráfico, onde paga algumas cadeiras relacionadas ao desenho.

Apresentação dos projetos: 

O artista Uamirim possui três projetos paralelos: Uamirim Arts, Uartes e o Fuga Coletivo Arte e Design. Os projetos são um conjunto de perspectiva sobre a cultura pernambucana, envolvendo a busca pela memória e a história de tudo que glorifica a sua cidade natal.

Uamirim Arts:
Chico Science
Foto: Divulgação/Uamirim Arts
Criado em 2012, é composto pelo Uamirim Silva e Amanda Cavalcante que auxilia na produção de poesias. São diversos produtos representando à arte, desde camisetas com personagem pernambucana até artistas popularmente conhecidos. Chico Science, Luiz Gonzaga, Chio Buarque, Marcelo Camelo e Cícero são alguns dos artistas que Uamirim reproduz.

No projeto são utilizados os lambe-lambes, enfeitando as ruas de Pernambuco. Os “lambidaços”
(denominação que o projeto utiliza) fazem parte da nova linguagem de arte urbana. É uma expressão de arte e poesia, exposição de pensamento e ideias, dando contraste no cotidiano. São diversas reações que o público expressa ao se deparar com os cartazes colados. O casal retrata a primeira vez que colou um lambe-lambe: “Coloquei um ‘lambe’ que tinha um desenho de Chico Science, veio um fotografo e registrou o momento. Presenciamos várias vezes, pessoas que tiram não só fotos dos nossos ‘lambes’, mas de quem participou do evento Lambidaço, no Recife Antigo”, ressaltam.

As camisetas não só são pintadas com personagens conhecidos, mas também  retratados com letras de músicas, frases e poemas. O público é participativo e quando as compras são feitas, logo após de receber em casa, eles publicam fotos mostrando o quanto ficaram satisfeito pela compra e encantados pelo que o casal produz.

Caboclo de lança
Foto: Divulgação/Fuga Coletivo Arte e Design
Fuga Coletivo Arte e Design:
O FUGA nasceu de um trabalho acadêmico neste ano, criado pelo designer Flávio Guimarães e nosso entrevistado, Uamirim. A proposta do projeto é visar também a cultura pernambucana, porém a proposta é distinta dos outros dois projetos, é o que explica o desenhista: “O projeto prioriza o cenário cultural e musical. Produzindo identidades visuais, capas de álbuns musicais, cartazes, entre outros”, afirma.
As ilustrações possuem traços psicodélicos marcado pela tinta nanquim, artes gráficas e visuais. Destaque para o uso das cores é o que afirma o Uamirim Silva: “São características reais da ilustração, dando exemplo o caboclo de lança, e a máscara do papangu”, conclui.

A “ILLUSTRULRA” representa a identidade de Pernambuco, apresentando personagens, figuras e caricaturas ligada ao cenário cultural mostrando as raízes do estado.
Nas ilustrações de “RECIFE: Um Ponto de Vista, um Ponto de Fuga” é um dos trabalhos que retrata o ponto de vista critico e artístico do município. Na divulgação desses trabalhos eles utilizam a ferramenta virtual, a fanpage, e também colocam nas ruas do Recife Antigo. Futuramente estão pensando utilizar os lambe-lambes.

Frida Kahlo
Foto: Divulgação/Uartes
Uartes:

É um projeto intimista que exalta a cultura e a arte nas ruas.  A produção dela é feita através de um “caos de ideias”, tendo em vista o surgimento de inspirações quando menos se espera. “Preciso estar em um caos, estar agitado, só assim que surgem os melhores desenhos. É dessa forma que eu gosto de produzir, para poder criar, preciso estar empolgado. Necessito que minha mente esteja um 'caos de ideias'”, confessa o artista Uamirim.

Sobre Uamirim, o George Uamirim e os projetos: 

O material utilizado para elaboração dos desenhos são canetas nanquins, lápis, tinta de tecido, telas, jornais, software digitais. Na busca para se diferenciar e se destacar de outros artistas, está cada vez mais comum. Buscar referências é uma das técnicas que o desenhista Uamirim utiliza. “ Gosto de buscar coisas que me agradam e que sejam diferentes. Acho que minha qualidade é não ter um único estilo, e por conta disso eu misturo tudo no que vou produzir”, constata. O processo de criação Uamirim usa uma mescla do que ele tem guardado de imagens, no que ele vê e o quem vem inspirando-o.

O encontro
Foto: Divulgação/Uamirim Silva
“Quando eu vou reproduzir um rosto, sempre vejo uma dificuldade, mesmo gostando de ter uma boa recepção das outras pessoas”, confessa.
A produção dos trabalhos dos artistas Uamirim e do Flávio (no FUGA) já foi reconhecida pelos artistas da banda Nação Zumbi, que foi um dos primeiros desenhos com o projeto. Já no trabalho intimista Uamirim desenhou o Tibério Azul para uma participação de um concurso, no qual o desenhista ganhou. “Encontrei com ele no show da Nação Zumbi e ele lembrou do meu desenho, disse a ele que entregaria a arte no próximo encontro”,

Adiante:
Para o futuro do projeto Uamirim Arts estão surgindo novas ideias para as pinturas das camisetas. No FUGA eles estão trabalhando numa identidade visual de uma banda e ilustrações de outra. E no UarteS ele continua postando os desenhos e estudos. O próximo passo do desenhista é a  produção da arte e a técnica de aquarela com café, no qual já vem trabalhando.






Conheça mais dos projetos:


Você pode gostar de ler

0 comentários