Mantenha o respeito: A ex-quadrilha da fumaça de volta a capital gaúcha

05:23

Por Beta Iribarrem
O grupo carioca, liderado pelos rappers Marcelo D2 e BNegão, Planet Hemp voltou ao nosso palco gaúcho, nessa última sexta-feira (4), com mais um dos seus shows memoráveis, agressivos e com a energia de sempre, na dose certa. 
Os caras do Planet se apresentaram no Pepsi on Stage na última semana
Foto: Beta Iribarrem/Projeto Fragmentado
Além do repertório do disco “Usuário”, um dos álbuns mais transgressores da música brasileira na década de 90, o Planet Hemp incluiu no set-list muitas outras composições que marcaram a história do rock e do hip hop nacional, como “Adoled (The Ocean)”, “Queimando Tudo” e “O Sagaz Homem Fumaça”.

D2, durante a apresentação, falou sobre o cenário atual do país
Foto: Beta Iribarrem/Projeto Fragmentado
O show começou com uma hora de atraso, mas o DJ preparou muito bem o público, tocando músicas que singularizam o fim dos anos 90, época na qual a banda estourou. Desde 2013 sem se apresentar no RS, os cantores BNegão e Marcelo D2, o baixista Formigão, o baterista Pedrinho e os seus novo s integrantes, o guitarrista Bruno Pederneiras, o "Nobru", (que substituiu o Rafael Crespo na guitarra) deram início ao segundo show da turnê do "O Ritmo e a Raiva".

O baterista do Planet, Pedrinho
Foto: Beta Iribarrem/Projeto Fragmentado
Os caras subiram ao palco exatamente a meia-noite colocando todo mundo mundo pra pular logo no começo com a música “Procedência C.D”, (do álbum A invasão do Sagaz Homem Fumaça), em seguida “Ex-Quadrilha da Fumaça”, “Desdazseis” e “Legalize Já”, do álbum O Usuário, que está completando 20 anos de seu lançamento.

O guitarrista Bruno Pederneiras
Foto: Beta Iribarrem/Projeto Fragmentado
Seguindo a apresentação, os músicos deram sequência com as trilhas "Dig Dig Dig", "Planet Hemp', "Fazendo a Cabeça", ZeroVinteUm". Música na qual o cantor BNegão deu referência: "Vamos de 051 para '02'”. A letra fala da violência, remetendo ao DDD do Rio de Janeiro.
Formigão o baixista da banda Planet Hemp
Foto: Beta Iribarrem/Projeto Fragmentado
Continuando o repertório cheios de sucessos, tais como, "Crise geral' (cover da Ratos de Porão, na qual a letra tem tudo a ver com a situação atual do Brasil), "Stab', onde refrão diz “Nossa vitória não será por acidente”; o rapper D2 faz menção a ocupação das escolas estaduais pelos estudantes em São Paulo. 
O rapper BNegão conduziu a galera para mais um show memorável
Foto: Beta Iribarrem/Projeto Fragmentado

Na música "Quem tem Seda" foi o momento em que o público mais vibrou e tirou os esqueiros dos bolsos, iluminando o cenário no Pepsi on StageJá no finaleira do espetáculo, os músicos cantaram "A culpa é de quem", "Samba Makossa", fazendo homenagem a Chico Science, e além de dar referência a banda gaúcha Ultramen, onde BNegão e D2 cantaram um pedaço da canção "Dívida". E para fechar aquela baita noite, um dos maiores clássicos da banda levantou a galera. A música "Mantenha o Respeito" deixou a plateia pedindo mais.

O público no Pepsi On Stage
Foto: Beta Iribarrem/Projeto Fragmentado
Apesar de não lançar canções inéditas desde 2000, as composições do grupo carioca continuam atuais por tratarem de temas que ainda são tabus na sociedade brasileira. Marcelo D2 e BNegão continuam em plena forma e ainda sabem como manter, não só o "cigarro",  mas o público aceso o tempo inteiro.

Você pode gostar de ler

0 comentários