Dicas de Filmes: 4 títulos de Audrey Hepburn que fogem do estereótipo

09:22

Por Luna Rocha

Considerada por muitos como ícone de moda e atitude, a atriz Audrey Hepburn (1929-1993) gera até hoje comoção e admiração dos fãs, ultrapassando gerações e chegando até a atualidade como um modelo atemporal de feminilidade e estilo de vida.A famosa “Bonequinhade Luxo” ficou conhecida na mídia por estrelar diversas comédias românticas, que firmaram sua imagem de donzela nas telonas – o que inclusive lhe rendeu um Oscar de Melhor atriz pela atuação em A Princesa e o Plebeu, no ano de 1954. 

Entretanto, não é apenas de mocinhas apaixonadas que a carreira da atriz é feita. Confira abaixo 5 filmes de Audrey Hepburn que escapam do gênero que a consagrou:



4 – Uma Cruz à Beira do Abismo (The Nun's Story)



Lançado em 1959, Uma Cruz à Beira do Abismo é uma adaptação cinematográfica do livro homônimo de Kathryn Hulme. O drama recebeu várias indicações ao prêmio Oscar (Melhor Atriz, Melhor Fotografia Colorida, Melhor Diretor, Melhor Edição, Melhor Trilha Musical, Melhor Filme, Melhor Som e Melhor Roteiro Adaptado), mas não venceu nenhuma das categorias.


Sinopse: A jovem Gabrielle (Audrey Hepburn), entra para o convento de Bruges na Bélgica, com intenção de trabalhar como freira-enfermeira no Congo Belga. Entretanto, ela demonstra dificuldade em assentir com a rotina rígida da vida religiosa e acaba adiando sua vontade, exercendo a enfermagem em um hospital psiquiátrico.


3 – Guerra e Paz (War and Peace)



Baseado no livro épico histórico de Leon Tolstói, Guerra e Paz é um filme do gênero drama, lançado em 1956. A obra se ambienta no início de 1805 e discorre dentro do contexto de guerras e campanhas militares de Napoleão em oposição aos impérios europeus. Apesar do teor romântico presente no roteiro, atuação de Hepburn não segue a linha estereotipada de seus filmes mais famosos.


Sinopse: Ferido em batalha, o príncipe Andrei consegue retornar para a cidade de Moscou ao terminar a guerra e interessa-se por Natasha Rostov (Audrey Hepburn), filha de um nobre falido e paixão de seu amigo Pierre Bezukhov. Uma nova guerra se inicia com a invasão de Napoleão à Rússia, trazendo à trama tragédias que transformarão os destinos dos personagens.


2 – Um Clarão nas Trevas (Wait Until Dark)



Um Clarão nas Trevas (1967) é um filme clássico do gênero suspense, seu roteiro foi baseado na em uma peça de teatro que leva o mesmo nome, criada pelo dramaturgo inglês Frederick Knott. O longa rendeu a Audrey uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz, mas a atriz não chegou a levar a estatueta para cada dessa vez. 


Sinopse: A protagonista Susy (Audrey Hepburn), que ficou cega após um acidente, e seu marido Sam, mudam-se para um novo apartamento. Enquanto ela tenta se adaptar com a nova realidade, três criminosos invadem sua casa à procura de uma boneca preenchida com heroína. Utilizando apenas os sentidos que lhe sobraram, Susy se encontra presa a uma situação em que precisa lutar por sua sobrevivência.


1 – Infâmia (The Children's Hour)



Infâmia é um título baseado em uma peça teatral de Lillian Hellman, que foi roteirizada pela própria escritora para o cinema. Lançado em 1961, o filme, do gênero drama, trata de um assunto polêmico para a época e que ainda reflete também na sociedade atual, a homossexualidade. Esta é a última película em preto-e-branco da filmografia de Hepburn.


Sinopse: Em uma escola particular para meninas, a aluna Mary é castigada por mentir. Zangada por ter sido repreendida, ela inventa para a avó que as duas professoras que coordenam o colégio, Karen (Audrey Hepburn) e Martha, mantêm um relacionamento lésbico. Por pressão da matriarca, a jovem acusa as docentes formalmente, gerando consequências trágicas.

Você pode gostar de ler

0 comentários